quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aprendendo as Vogais


Verificando as vogais dos nomes dos alunos



Aprendendo a Vogal E



O Juliano escrevendo a vogal E no chão




A Maísa e a Letícia escrevendo a vogal E no chão








Aprendendo as vogais
Turma Pré I C
Professora Responsável: Noeli Capitanio

Dia da Bandeira



Atividade feita pelo pré I C
Professora Responsável: Noeli Capitanio

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Relatório do 4º bimestre do Projeto: Confecção de Brinquedos com sucatas

Relatório: PROJETO A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE BRINQUEDOS DE SUCATA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇA

Professora responsável: Carla Hübner e Silva

Neste quarto bimestre foi desenvolvido, alguns brinquedos escolhidos pelos alunos para a confecção: pé de lata, binóculo e o jogo de xadrez (tabuleiro e peças). Após a confecção, reunimos 50 brinquedos variados para expor na Noite Cultural da Escola para os pais que vieram prestigiar as atividades desenvolvidas pela escola no decorrer deste ano letivo de 2010.
A oficina sempre era iniciada com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria escola. Assim cada criança gerava matéria-prima para a construção de seus brinquedos.
Nessa maneira, o projeto teve a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciaram um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilhamos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produzimos aproximadamente 70 pés de latas, 40 binóculos e 70 kits de xadrez. Houve o auxílio das professoras das turmas que colaboraram bastante para que pudéssemos realizar a atividade, e vejo que as mesmas se dedicaram muito também no projeto.
No contexto aprender/fazendo estimulou-se nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, e o resgate da nossa cultura popular, além de mostrar aos educandos que eles também podem confeccionar brinquedos em casa.
Conclusão
As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguimos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender está garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrou a importância de contemplar a construção de brinquedos com sucatas, nesse momento, o que com certeza estimulou nossas crianças nessa construção, deixando-os alegres com o que haviam desenvolvido. Nesse próximo bimestre estaremos realizando a confecção de mais brinquedos com sucatas, onde os mesmos escolherão novamente quais serão os brinquedos a serem confeccionados.
Percebi que foi de grande valia este trabalho tanto para os alunos quantos para nós professores para podermos repensar nossa prática pedagógica bem como nossas atitudes quanto cidadão.
Agradecimentos:
· As minhas colegas que me ajudaram a desenvolver o projeto e que sem elas talvez não fosse possível ter terminado na data limite.
· Elis, Carol, Daniela, Vanice, Noeli, Zania, Dhieniffer, Terezinha, Luiza, Patrícia, Gasparina, Edileuza, Adjani, Beatriz e Márcia.
· Aos meus alunos que se empenharam e me fizeram lembrar da minha infância, do quanto é bom ser criança.
· As funcionárias da escola que organizaram minha “bagunça”, com tanta paciência.

Baseado na teoria e na prática do projeto, percebeu-se um grande interesse nas crianças na execução do projeto, portanto, devemos dar continuidade no próximo ano letivo, com algumas adaptações, para melhorar e enriquecer o andamento da atividade.

Repasse do Curso Teatro na Educação











Formação Continuada

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Teatro Chapeuzinho Vermelho


Professoras:

Chapeuzinho Vermelho: Zania

Caçador: Edileuza

Lobo Mau: Noeli

Mãe da Chapeuzinho: Daniela

Vovó da Chapeuzinho: Carla

Apresentação do 1º Ano C, 2º Ano C e 3º Ano B




Peneira


Professoras Responsáveis: Luiza, Beatriz, Vanice, Daniela e Carla


Apresentação do Pré I A, Pré I B e Pré II B




Música Alecrim


Professoras Responsáveis: Carla, Jenifer, Gasparina, Sandra e Teresinha




Apresentação do 2º Ano A e 1º Ano C




Professoras Responsáveis:


Vanice e Daniela


Apresentação do 2º Ano A




Lá Vem o Pato


Professoras Responsáveis: Vanice e Carla


Apresentação do Pré II A




Dança do Pingüim


Professoras Responsáveis: Carla e Teresinha




terça-feira, 16 de novembro de 2010

Apresentação dos terceiros anos A e B



Professoras Responsáveis: Zania, Noeli, Beatriz e Luiza
Fizeram uma apresentação linda utilizando libras

Apresentação 1º Ano C



Professoras Responsáveis: Vanice e Daniela
Música: Ribeirão

Noite Cultural



Pré I C Professoras Responsáveis: Noeli e Patrícia
Cantigas cantadas pelos alunos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projeto de Matemática - Tabuada

Projeto desenvolvido pelas professoras:
Beatriz, Jossara e Luiza

Avisos mês de novembro

  • Hoje (04/11) temos formação continuada na Escola Vila Nova. Continuação da confecção da mini casa feito de caixas.
  • 08/11 formação continuada na Escola (repasses);
  • 12/11 Noite cultural da Escola juntamente com a Escola de Educação infantil Edna Lanne. Local na quadra de esportes da escola Cantinho;