segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atividade Módulo lV- O negro nas Artes Cênicas e na Mídia- Professora: Jossara C. Vacariano.

Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 1º Ano A.
No primeiro momento os alunos tomaram conhecimento de que os negros foram muito desvalorizados nas artes cênicas e na mídia, durante décadas. E os poucos papéis destinados a atores negros no cinema e no teatro, eram de empregada doméstica, criado, motorista de madame, mendigo ou marginal.
Constatamos também, que atualmente a presença dos negros além de mais freqüente tornou-se mais valorizada e real.
No segundo momento pesquisamos em livros e revistas, algumas pessoas negras que fazem parte das artes cênicas e da mídia, para recortar e colar, e juntos fizemos um cartaz, para ficar em sala de aula, como material de apoio

terça-feira, 10 de maio de 2011

ATIVIDADE DO MÓDULO III 
SALA DE RECURSO PROF:ZÂNIA

















Desenhos feitos pela aluna Natália da sala de recurso após dialogarmos sobre as diferenças sobre as diferenças e discriminação racial. Percebe-se que nos desenhos a aluna surda também relatou a discriminação   com as pessoas com deficiência por que com certeza ela sente que isso acontece com ela no dia-a-dia . E aproveitou-se expressar e deixar seu recado. 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ATIVIDADE MÓDULO III-Introdução á história da Á frica

Módulo III 

Assistimos um vídeo relacionado a história da África.


Em seguida realizamos um diálogo referente ao vídeo aonde foram apontados os seguintes temas: preconceito racismo,desigualdade social e direitos .


Os alunos expressaram em forma de desenhos e frases o que entederam do vídeo.

Os alunos mostraram entusiasmo,criando frases muito bem elaboradas,portanto fizemos um cartaz com as frases eos desenhos para expor no mural da escola.Segue em anexo algumas frases:* Preconceito longe de mim.
*Racismo é uma burrice.


*Somos todos iguais,pois somos todos filhos de Deus.

Atividade desenvolvida com os alunos do 3ºano A matutino da Escola Municipal Cantinho da Alegria.
prof:. Ivone Oliveira

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA-NILÇA LOPES

REPRODUÇÃO DA HISTÓRIA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.
No 1º momento as crianças assistiram ao video da história no computador.
No 2º momento foi feito um diálogo sobre a história e no 3º momento as crianças reproduziram a história em forma de história em quadrinhos.

Módulo III- Introdução à História da África

Escola Municipal Cantinho da Alegria.
Turma: Pré-I, D, turno Vespertino
Professoras: Élcia e Rozana
Menina Bonita do Laço de Fita
●Contamos a história para os alunos.
●Dialogamos com os alunos: descoberta do coelho ("a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos") e perguntar aos alunos com quem eles acham que se parecem.
●Reler o trecho: "O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela." Questionar: O que é ser bonito?
● Conversar com as crianças sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: cada família tem diferentes costumes e crenças. Mostrar que cada aluno é diferente um do outro.
● Os alunos irão colorir a Menina da história e o coelho.







Módulo III- Introdução à História da África


1º momento: Foi feito um diálogo explicativo para os meus alunos, (Primeiro Ano A), a respeito do tema à ser trabalhado: Introdução a história da África.
2º Momento: Ensaio com os alunos, utilizando cartazes contendo as palavras principais a ser apresentadas/trabalhadas
3º momento: Apresentação para as demais turmas através de diálogo explicativo, e também cartazes ilustrativos apresentados pelos alunos, contendo algumas palavras  importantes, referentes ao tema trabalhado.
Foi finalizada a apresentação com a história: “O terrível senhor complexo.”
Houve a participação e interação de todos os alunos.





1º momento: Foi feito um diálogo explicativo para os meus alunos, (Primeiro Ano A), a respeito do tema à ser trabalhado: Introdução a história da África.
2º Momento: Ensaio com os alunos, utilizando cartazes contendo as palavras principais a ser apresentadas/trabalhadas
3º momento: Apresentação para as demais turmas através de diálogo explicativo, e também cartazes ilustrativos apresentados pelos alunos, contendo algumas palavras  importantes, referentes ao tema trabalhado.
Foi finalizada a apresentação com a história: “O terrível senhor complexo.”
Houve a participação e interação de todos os alunos.


MODULO III Professora: Edileuza Maria Lopes

Esta atividade foi realizada com os alunos do do 2º ano "A" onde foi contada a história MINHA FAMÍLIA É COLORIDA.das autoras Georgina Martins e Maria Eugenia,onde contava a história de um menino chamado Ângelo que tinha dois irmãos João e Camilo,como ele era muito observador um dia chegou um casa e perguntou à sua mãe porque sua família era toda colorida. essa história mostra como os membros de uma família podem ser tão diferentes entre si e explica como nossas raízes podem estar longe e inclusive em outros países.



MODULO III Professora: Gilmari Caron, Introdução da História da África


Esta atividade foi realizada com os alunos do do 2º ano "A" onde foi contada a história MINHA FAMÍLIA É COLORIDA.das autoras Georgina Martins e Maria Eugenia,onde contava a história de um menino chamado Ângelo que tinha dois irmãos João e Camilo,como ele era muito observador um dia chegou um casa e perguntou à sua mãe porque sua familia era toda colorida. essa história mostra como os membros de uma familia podem ser tão diferentes entre si e explica como nossas raizes podem estar longe e inclusive em outros paises.


Contando a história

Fazendo a reprodução da história

Atividades ficando prontas



Colando as atividades

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividade Modulo III Consciência da Escravidão

Consciência da Escravidão
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do Pré IIA/C das professoras Daniela e Teresinha.
No primeiro momento foi feito uma leitura abordando alguns tópicos relacionados a escravidão encontrado na revista Ciência Hoje, os quais destacam um aspecto interessante e pouco trabalhado sobre a retirada de pessoas da África para servir de mão-de-obra os chamados escravos.
Logo depois foi feito uma reflexão e questionamentos a respeito do assunto, os alunos ouviram com atenção e demonstraram preocupação em relação aos escravos.
Relatamos ainda, que embora tenham vindo para o Brasil carregados de sofrimentos, os escravos africanos trouxeram na bagagem seus hábitos, seus costumes, suas crenças e tradições como a culinária, a música e a dança.
Para finalizar considerando a música uma influencia africana na cultura brasileira, juntos cantamos e dançamos a música Escravos de Jo.
Para refletir melhor sobre o assunto um cartaz com a letra da música ficou exposto na sala,como atividade cada aluno recebeu uma cópia da música para destacar a vogal E dentro do texto, também realizaram cópia e recorte da mesma. Com esta atividade trabalhamos a integração das disciplinas e o respeito e valorização com as diferenças raciais.





veja Tambem o Vídeo.

ATIVIDADE MÓDULO III - Professora: Beatriz Carneiro de Souza Cippolline

https://docs.google.com/leaf?id=0BybjsnhYEUNlMGVjMzQxNTMtZjNiYi00MjFhLWFmN2YtYWYxNjA2MjlhOGIw&hl=pt_BR