quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividade Modulo III Consciência da Escravidão

Consciência da Escravidão
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do Pré IIA/C das professoras Daniela e Teresinha.
No primeiro momento foi feito uma leitura abordando alguns tópicos relacionados a escravidão encontrado na revista Ciência Hoje, os quais destacam um aspecto interessante e pouco trabalhado sobre a retirada de pessoas da África para servir de mão-de-obra os chamados escravos.
Logo depois foi feito uma reflexão e questionamentos a respeito do assunto, os alunos ouviram com atenção e demonstraram preocupação em relação aos escravos.
Relatamos ainda, que embora tenham vindo para o Brasil carregados de sofrimentos, os escravos africanos trouxeram na bagagem seus hábitos, seus costumes, suas crenças e tradições como a culinária, a música e a dança.
Para finalizar considerando a música uma influencia africana na cultura brasileira, juntos cantamos e dançamos a música Escravos de Jo.
Para refletir melhor sobre o assunto um cartaz com a letra da música ficou exposto na sala,como atividade cada aluno recebeu uma cópia da música para destacar a vogal E dentro do texto, também realizaram cópia e recorte da mesma. Com esta atividade trabalhamos a integração das disciplinas e o respeito e valorização com as diferenças raciais.





veja Tambem o Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário